Cartaz atualizado e algumas informações sobre transporte/hospedagem

Caros/as participantes,

Estamos felizes e na expectativa para a vinda de todas, todos e todes para o nosso IX Encontro do GT Deleuze e Guattari da Anpof, entre os dias 16 e 20 de outubro de 2023, cujo tema este ano será “Arte e Política”. Como sabemos, o encontro se realizará principalmente no auditório do Instituto de Artes da UERJ, 11º andar, bloco E, sala 11033, Campus Maracanã. Alguns eventos acontecerão em outros espaços, como no ateliê no Instituto e na livraria da UERJ, no mesmo campus, no CTO e no Largo da Prainha, no Centro da cidade. Tudo isso estará especificado na programação. 

Sobre a hospedagem e transporte, recomendamos que os participantes busquem ficar em lugares próximos às estações do metrô. A Estação Maracanã do metrô, linha 02, é a melhor forma de chegar à UERJ por transporte público. Numa cidade com os problemas de transporte como o Rio, até que a Uerj se encontra num ponto privilegiado. A lógica do metrô do Rio é um pouco distinta da de outras cidades. A partir da Estação de Botafogo (Zona Sul), vindo do Jardim Oceânico (Barra/Zona Oeste) e das várias estações que ficam nos bairros de Leblon, Ipanema e Copacabana (as praias da Zona Sul), a linha 1 e a linha 2 correm pela mesma via, passando pelas estações dos bairros da Zona Sul mais próximos do Centro, e pelo próprio Centro da cidade até a Estação Central. Aí as duas linhas se separam, é preciso ficar atento para seguir no trem certo. Se você tiver no trem da linha 01 (laranja) basta saltar e esperar na mesma plataforma e na mesma via o trem da linha 02 (verde-Pavuna). A terceira estação depois da Central, pela linha 02, é a Maracanã, onde fica a UERJ. Ela é uma estação intermodal, e ao lado do metrô passam as 5 linhas de trem que vem dos subúrbios da Zona Norte e da Zona Oeste a dos municípios da Baixada Fluminense.

A UERJ fica entre os bairros do Maracanã (parte da grande Tijuca) e Vila Isabel. Na verdade, embora o campus seja identificado como “Maracanã”, a saída para o lado oposto da Estação do metrô e trem é no tradicional bairro de Vila Isabel, onde vocês verão a estátua do Noel Rosa e as calçadas com as partituras das letras das canções escritas nas pedras portuguesas. E lá que existem alguns restaurantes e bares que dão para ir a pé. Nos bairros de Vila Isabel e Tijuca, mas nem sempre tão pertos da universidade, existem excelentes bares e restaurantes.

Alguns colegas já nos disseram que estão alugando apartamentos no airbnb . Se for em Vila Isabel e Maracanã/Tijuca, é melhor que estes sejam bem perto da universidade. Estes bairros são bem grandes. Mas sugerimos, sobretudo, que os participantes se hospedem perto das estações do metrô onde as duas linhas passam, ou seja, sobretudo as estações entre o centro e Botafogo, incluindo os bairros da Glória, do Catete, Largo do Machado, parte baixa de Laranjeiras, Flamengo e finalmente Botafogo propriamente dito, um bairro com muitas alternativas de bares e restaurantes. Embora estes bairros sejam da Zona Sul, a região mais turística e, portanto, cara do Rio, são menos caros do que os bairros das praias mais conhecidas e, ao mesmo tempo, ficam pertíssimo dessas praias, entre 05 a 15 minutos de metrô, dependendo delas.

Nós vimos duas alternativas de “hostels” que podem ser interessantes, mas é apenas uma sugestão, não temos nenhum acordo com estes e não podemos nos responsabilizar. O primeiro é o Villa 25 Hostel, http://villa25.com.br/, no Largo do Machado bem perto do metrô, entre Catete, Flamengo e Laranjeiras. O segundo é o Tupiniquim Hostel em Botafogo https://www.tupiniquimhostel.com.br/, a menos de 10 minutos a pé do metrô. Em ambos existem quartos duplos e triplos, além de quartos coletivos que podem inclusive serem fechados pelos participantes do evento se eles combinarem entre si.

É isso. Esperamos vocês por aqui.

Um abraço a todas, todos e todes,
Comissão Organizadora do IX Encontro Deleuze e Guattari: Arte e Política. 
Uerj, 2023.

Comentários