EMANCIPAÇÃO E PAIDEIA: O PAPEL DO MESTRE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈRE

 

EMANCIPAÇÃO E PAIDEIA: O PAPEL DO MESTRE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈRE


Prof. Dr. Paulo Domenech Oneto

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutor em Filosofia pela Université de Nice (Sophia Antipolis), França. Professor da Escola de Comunicação da UFRJ.


Resumo
O principal objetivo deste trabalho é extrair da obra de Jacques Rancière intitulada O mestre ignorante elementos que permitam discutir brevemente duas questões correlatas: 1) a questão de uma certa “emancipação” via educação; e 2) a questão do papel do mestre-professor no processo de aprendizagem. Para tanto, busca-se analisar o primeiro capítulo do livro mencionado estabelecendo um liame entre a proposta emancipatória do autor e a crítica que outro filósofo (Gilles Deleuze) faz ao chamado “postulado do saber”, dentro de certa imagem acerca do que seria pensar. A primeira hipótese é a de que a concepção de saber subjacente ao modelo pedagógico predominante em nossas sociedades depende de uma maneira dogmática de considerar o pensamento. A hipótese segunda é de que a crítica a esse modelo pedagógico magistrocêntrico permanece incompleta e tende à demagogia sem uma crítica a essa imagem.

Referências

BERNARD, Émile. Conversations avec Cézanne. Paris: Séguier, 1995.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

KANT, Immanuel. “Resposta à Pergunta: “O Que é Esclarecimento”? (Aufklärung). In: Textos seletos. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 63-71.

KOHAN, Walter Omar. Três lições de filosofia da educação, Educação e sociedade, v. 24, n. 82, abril 2003, p. 221-228.

NIETZSCHE, F. W. Terceira consideração extemporânea: Schopenhauer como educador. In: ______. Escritos sobre educação. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2009, p.161-259.

PLATÃO. Mênon. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2001.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

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